domingo, 28 de abril de 2013

Em Araioses-Ma poderá haver nova eleição



            Valéria Leal (PR) que nas eleições de 2012 obteve 55,22% tem grandes chances de perder, nos próximos meses, o cargo de prefeita de Araioses. A ação judicial está em vias de decisão na justiça eleitoral. 
            O processo é referente à compra de votos durante as eleições de 2012, onde Valeria leal e seu pai, Manin Leal foram flagrados e filmados, prometendo a uma família, empregos e doação em dinheiro.
            A ação foi impetrada pela coligação “Continua Firme e Forte com o Povo”, os quais fizeram parte os partidos (PSL / PRP / PSD). E teve como candidato ao cargo para prefeita, Luciana Trinta (PSD) prefeita na época, que ficou em segundo lugar na votação (34,56% dos votos).
            Para reforçar a nossa matéria fomos a Rio Grande do Norte para demonstrar melhor a nossa argumentação, veja na integra a matéria do G1 Rio Grande Norte:

25/04/2013 20h11 - Atualizado em 26/04/2013 08h06
TSE cassa diplomas do prefeito e vice-prefeito de Caiçara do Norte, RN
Sentença foi publicada nesta quinta (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Alcides Barbosa (PP) e Victor de Almeida (PV) tiveram 50,68% dos votos.
Do G1 RN
           Os diplomas de Alcides Fernandes Barbosa (PP) e Victor Vinicius de Almeida (PV), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Caiçara do Norte, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (25). Segundo a decisão, houve captação ilícita de voto e, por isso, novas eleições devem ser feitas no município que fica a 149 quilômetros de Natal. A investigação foi motivada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Alcides e Victor foram eleitos com 50,68% dos votos válidos.
            Na decisão do juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, Alcides e Victor devem perder o mandato, além de apagar multa. Na decisão, o juiz indicou que "obterem votos dos pescadores da região, especialmente dos eleitores da praia e município de Caiçara do Norte, montaram um esquema para cambar suas carteiras de pescadores, que consistia na mudança de nível nos referidos documentos".
            O juiz ainda acrescentou que “além de tal prática, o irmão do primeiro representado, conhecido por Adécio, também ofertava emprego e doava dinheiro a determinados eleitores, em troca de votos para favorecer os representados, cuja prática, é vedada”.

            Assim, podemos deduzir de acordo com o Recurso eleitoral contra Cassação de diploma Art. 262 que por Abuso de poder e captação ilícita de sufrágio, prefeito e vice-prefeito poderão ser cassados.
            De acordo com a lei eleitoral, nova eleição será realizada para complementação do mandato, como em Araioses a atual prefeita teve votos que excedem a 50% dos votos válidos, a lei determina-se a realização de novo pleito, não a posse do segundo colocado. Além disso, Valeria não poderá concorrer a esse pleito e terá seus direitos políticos cassados por um período de oito anos, segundo a lei de inelegibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário